Salvador - 2020

Depois da balada "Pontal", sua primeira parceria com Fernanda Takai, Arthur Nogueira apresenta "Salvador", a segunda das cinco canções inéditas que lança no primeiro semestre de 2020. A faixa é uma homenagem ao carnaval e à música de rua da capital baiana. Produzido em Belém, o single tem a participação de músicos paraenses de diferentes gerações, entre os quais STRR, Lucas Estrela e Jacinto Kahwage. 

 

"Salvador" foi composta por Arthur Nogueira depois de uma temporada na Bahia, em 2017. "Cantei no Dia de Iemanjá, fiz meu show de voz e violão em seguida e aproveitei para esticar até o carnaval", conta o paraense, que naquele ano se apresentou no Lálá Multiespaço, no Rio Vermelho, tendo na plateia Caetano Veloso e Jussara Silveira. A canção é homoerótica e se refere, segundo o autor, a todos os sentidos do termo "Salvador" — a cidade, o adjetivo e o substantivo. "É um lugar onde eu gosto de estar, mas que também me fortalece e salva da intolerância. Poderia ser só mais uma memória de um amor de carnaval, como muitas da canção brasileira, mas penso que essa memória se afirma por ser, também, indissociável da potência política desse período", diz o artista. "No Brasil de hoje, o carnaval é uma bela e implacável afirmação das liberdades individuais, da liberdade de expressão, da democracia de um modo geral. E em Salvador, em fevereiro, é como se todos esses conceitos abstratos pudessem ser vistos a olhos nus", destaca o compositor, já gravado por Gal Costa, um dos maiores nomes da música da Bahia, em 2015. 

 

A faixa "Salvador" foi realizada em Belém, sob a produção musical de Mateus Estrela (STRR). O arranjo de base teve a colaboração do pianista Jacinto Kahwage e do baixista Leo Chaves. "Enquanto estávamos em estúdio, li em alguns trabalhos acadêmicos que a lambada, ritmo que fez bastante sucesso no Pará nos anos 1980, foi uma influência para o surgimento da axé music. Por isso, sugeri o Lucas Estrela, guitarrista que trabalha com esses ritmos populares no Pará, como convidado especial do single", explica Nogueira. "Para além dos diálogos musicais, vale lembrar que o Nordeste e o Pará também foram os Brasis que resistiram, nas urnas, a esse projeto de poder que diariamente se posiciona de forma agressiva e contra tudo o que já foi conquistado a duras penas pela racionalidade moderna", ressalta o artista.

 

A letra de "Salvador" inclui ainda uma citação do poeta americano Walt Whitman. "Há um poema dele que se chama "We Two Boys Together Clinging". "Lembrei desse poema certo dia na Bahia e traduzi os dois primeiros versos ("we two boys together clinging / one the other never leaving") dessa maneira: "nós dois garotos juntos agarrando / um ao outro sem pensar no fim." Com esse mote, prossegui a letra. Se Salvador é uma cidade tão moderna e Whitman é o poeta do homem moderno, pareceu-me uma boa ideia trazê-lo para o verão", diz Nogueira, cuja obra inclui melodias para versos de Antonio Cicero, Adonis, Rose Ausländer, entre outros poetas.

Release para a imprensa

2020

  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Deezer
  • Preto Ícone YouTube
  • A Apple ícone social Música
  • Preto ícone Google Play
  • Preto Ícone Tidal

Ficha técnica:

Melodia e letra: Arthur Nogueira.

Produzido por STRR.

Voz: Arthur Nogueira.

Guitarras: Lucas Estrela.

Baixo: Leo Chaves.

Piano Elétrico: Jacinto Kahwage.

Sintetizadores e programações: STRR.


Gravado nos estúdios STRR Home Studio (Belém) e Midas Amazon Studio (Belém). 
Mixado e masterizado por STRR.

Capa de Pv Dias.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter

contato@arthurnogueira.com
55 21 99337-2544