top of page
AntonioCicero-ArthurNogueira-PorDaryanDornelles-02 (2)_edited.jpg

"Paraense, Arthur Nogueira foi o último parceiro de Antonio Cicero e, exímio conhecedor da obra musical do poeta carioca, lançou em 2016 um álbum com músicas de Cicero, Presente (2016), idealizado para celebrar os 70 anos festejados por Cicero em 2015."

Mauro Ferreira, Portal G1

Arthur Nogueira e Antonio Cicero

WhatsApp Image 2025-03-10 at 10.12.36.jpg

"Arthur, assistindo ao seu show pude compreender a amizade linda que você e Cicero desenvolveram.

Senti meu irmão ali, junto com você e lhe admirando também.

Que show! Que clima, que mágica…

E sua voz linda, iluminando a obra e o espírito dele…

Obrigada, Arthur.

Me emocionei muito.

E parabéns também a todos os envolvidos."

 

Marina Lima

Representantes de gerações distintas, o cantor e compositor Arthur Nogueira e o poeta e filósofo Antonio Cicero (1945-2024) construíram um diálogo criativo que resultou em canções gravadas por grandes intérpretes, espetáculos, livros e um audiolivro.

Atualmente em turnê, Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera é o novo show de Arthur Nogueira em homenagem ao poeta. A apresentação, no formato de voz, violão e guitarra, reúne músicas compostas por ambos ao longo de duas décadas, além de clássicos escritos por Cicero para músicas de Marina Lima e Adriana Calcanhotto.

A parceria entre Arthur e Cicero começou em 2005, quando Nogueira, ainda adolescente, conheceu o poeta numa fila de autógrafos em Belém. Cicero lhe deu seu e-mail, iniciando uma troca de mensagens que logo resultou na primeira canção em parceria: Onda, música de Arthur para um poema do autor.

Desde seu primeiro álbum, Arthur Nogueira apresenta colaborações com Antonio Cicero. No mais recente, Brasileiro profundo (2022), a faixa-título é uma parceria da dupla. As obras de Arthur e Cicero também foram gravadas por artistas como Gal Costa (Sem medo nem esperança) e Fafá de Belém (Consegui).

Em 2013, Nogueira organizou o livro Encontros: Antonio Cicero, reunindo entrevistas do poeta concedidas entre os anos de 1985 e 2012.

 

Em 2016, celebrou os 70 anos de Cicero com o álbum e show Presente.

Em 2024, ajudou o poeta a organizar o livro Fullgás, lançado em 2025 pela Companhia das Letras, incluindo a poesia reunida de Cicero.
A publicação vem acompanhada de um audiolivro, produzido por Adriana Calcanhotto, Arthur Nogueira e Marcelo Pies, em que o próprio poeta lê todos os seus poemas.

AntonioCicero-ArthurNogueira-PorDaryanDornelles-05 (1).jpg

Arthur Nogueira e Antonio Cicero por Daryan Dornelles, 2016

Arthur Nogueira (Belém, 1988) é cantor, compositor e produtor musical. Lançou seis álbuns, musicou poetas como Antonio Cicero, Alice Ruiz, Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria), e produziu artistas como Fafá de Belém e Adriana Calcanhotto. Em 2023, apresentou a série Canto poesia na Rádio Cultura Brasil.

Antonio Cicero (Rio de Janeiro, 1945–2024) foi poeta, filósofo e letrista. Autor de livros de poemas, como Guardar e Porventura, e de livros de ensaios filosóficos, como O mundo desde o fim e A poesia e a crítica, foi letrista de canções de sucesso, gravadas por Marina Lima, João Bosco, Gal Costa, Fafá de Belém e Arthur Nogueira.

bottom of page