• Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter

contato - contact

CIRCUS produções culturais
contato@arthurnogueira.com
contato@circusproducoes.com.br
55 11 2528 4732

 

Fafá Humana - 2019

Quando o DJ Zé Pedro me contou sobre um novo projeto da Fafá de Belém, dizendo que ambos gostariam que eu o produzisse, logo imaginei um álbum de fundamento jazzístico, com arranjos criados coletivamente com uma banda fixa, de formação reduzida, abrindo espaço para a improvisação. Segui nessa direção porque, por um lado, sei que Fafá sempre preferiu a espontaneidade do palco à matemática dos estúdios. Por outro, porque sempre me impressionei com o fato de que seu canto, depois de quatro décadas de carreira, permanece versátil e vigoroso. 

Apostei que um processo de produção e gravação que considerasse o diálogo e o improviso, com o máximo de execuções ao vivo, deixaria o sentimento e a voz fluírem tranquila e livremente. Foi o que aconteceu. Fizemos apenas dois ensaios e praticamente todas as faixas foram gravadas em no máximo três takes, com pouquíssimas edições e overdubs. Em todas, o canto da ave Fafá voa alto, impressionando a todos pelo viço e emoção que caracterizam alguns dos seus maiores registros fonográficos desde 1975. 

Durante a mixagem, eu sorria quando, no meio das trilhas, encontrava suspiros, gargalhadas, respirações profundas, choros baixinhos. Demasiadamente humana, sua emoção conduzia ora com sutileza ora com robustez a banda formada por Zé Manoel, Allen Alencar, João Deogracias e Richard Ribeiro. Convidei-os para acompanhá-la não apenas porque são músicos de excelência técnica, mas sobretudo porque têm muito conhecimento do que se produz hoje em dia no mundo inteiro e podem reconhecer a beleza que se apresenta tanto na harmonia como no caos. 

Sem dúvida, temos um resultado muito especial em mãos, que representa mais uma virada rumo ao improvável na carreira de uma mulher profunda e rebelde como as águas dos nossos rios amazônicos. Navego com ela.

Arthur Nogueira 
Produtor musical do álbum "Fafá Humana"

2019
 

  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Deezer
  • Preto Ícone YouTube
  • A Apple ícone social Música
  • Preto ícone Google Play
  • Preto Ícone Tidal

Repertório:

01 Ave do amor

    (Arthur Nogueira / Ava Rocha)
02 Revelação

    (Clésio Ferreira / Clodô Ferreira)
03 Alinhamento energético

    (Letícia Novaes)
04 O resto do resto

    (Fátima Guedes)
05 Eu sou aquela

    (Joyce Moreno / Paulo César Pinheiro)
06 Não queiras saber de mim

    (Rui Veloso / Carlos Tê)
07 O terno e perigoso rosto do amor

     (Adriana Calcanhotto sobre poema de Jacques Prévert /

      versão de Silviano Santiago)
08 Dona de castelo

     (Jards Macalé / Waly Salomão)
09 Eu não sou nada teu

     (Zé Manoel / Conrado Segreto)
10 Toda forma de amor

     (Lulu Santos)

 

Capa de Eduardo Dugois com foto de Adriano Damas

Disponível em todas as plataformas