Arthur Nogueira e Antonio Cicero

"Arthur, assistindo ao seu show pude compreender a amizade linda que você e Cicero desenvolveram.
Senti meu irmão ali, junto com você e lhe admirando também.
Que show! Que clima, que mágica…
E sua voz linda, iluminando a obra e o espírito dele…
Obrigada, Arthur.
Me emocionei muito.
E parabéns também a todos os envolvidos."
Marina Lima
Representantes de gerações distintas, o cantor e compositor Arthur Nogueira e o poeta e filósofo Antonio Cicero (1945-2024) construíram um diálogo criativo que resultou em canções gravadas por grandes intérpretes, espetáculos, livros e um audiolivro.
Atualmente em turnê, Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera é o novo show de Arthur Nogueira em homenagem ao poeta. A apresentação, no formato de voz, violão e guitarra, reúne músicas compostas por ambos ao longo de duas décadas, além de clássicos escritos por Cicero para músicas de Marina Lima e Adriana Calcanhotto.
A parceria entre Arthur e Cicero começou em 2005, quando Nogueira, ainda adolescente, conheceu o poeta numa fila de autógrafos em Belém. Cicero lhe deu seu e-mail, iniciando uma troca de mensagens que logo resultou na primeira canção em parceria: Onda, música de Arthur para um poema do autor.
Desde seu primeiro álbum, Arthur Nogueira apresenta colaborações com Antonio Cicero. No mais recente, Brasileiro profundo (2022), a faixa-título é uma parceria da dupla. As obras de Arthur e Cicero também foram gravadas por artistas como Gal Costa (Sem medo nem esperança) e Fafá de Belém (Consegui).
Em 2013, Nogueira organizou o livro Encontros: Antonio Cicero, reunindo entrevistas do poeta concedidas entre os anos de 1985 e 2012.
Em 2016, celebrou os 70 anos de Cicero com o álbum e show Presente.
Em 2024, ajudou o poeta a organizar o livro Fullgás, lançado em 2025 pela Companhia das Letras, incluindo a poesia reunida de Cicero.
A publicação vem acompanhada de um audiolivro, produzido por Adriana Calcanhotto, Arthur Nogueira e Marcelo Pies, em que o próprio poeta lê todos os seus poemas.
.jpg)
Arthur Nogueira e Antonio Cicero por Daryan Dornelles, 2016
Arthur Nogueira (Belém, 1988) é cantor, compositor e produtor musical. Lançou seis álbuns, musicou poetas como Antonio Cicero, Alice Ruiz, Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria), e produziu artistas como Fafá de Belém e Adriana Calcanhotto. Em 2023, apresentou a série Canto poesia na Rádio Cultura Brasil.
Antonio Cicero (Rio de Janeiro, 1945–2024) foi poeta, filósofo e letrista. Autor de livros de poemas, como Guardar e Porventura, e de livros de ensaios filosóficos, como O mundo desde o fim e A poesia e a crítica, foi letrista de canções de sucesso, gravadas por Marina Lima, João Bosco, Gal Costa, Fafá de Belém e Arthur Nogueira.